Perfume e a sua beleza

Indubitavelmente, a beleza da obra “Perfume: história de um assassino” com adaptação para o cinema me fez vir aqui para falar um pouco sobre o porquê se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos.

Desde que eu conheci, primeiramente o filme e depois o livro, fiquei extremamente encantada com a riqueza de detalhes e o quão a beleza pode estar nas pessoas e lugares mais obscuros. A obra me despertou a vontade de extrair dos meus sentidos tudo que há de mais belo.

Sobre a obra

Perfume é uma daquelas obras que causam estranhamento e talvez nem todos estejam preparados para entendê-la. Totalmente memorável e fascinante, conta a história de um rapaz que nasceu com um dom raro e singular, de um olfato totalmente sensível. Jean-Baptiste Grenouille nasceu em um lugar totalmente desprovido de beleza e com um odor detestável do mercado de peixes.
Jean-Baptiste se tornou um adulto solitário, com a ambição de alcançar o perfume supremo. Possuía uma ambição que não media esforços, chegando até mesmo a cometer crimes hediondos. Ele era capaz de tudo para criar um perfume que o aproximasse do divino, do sublime, que o fizesse capaz de amar e ser amado.

O que podemos aprender com perfume 

O perfume e sua beleza me conquistaram por vários motivos; o principal deles é a capacidade do ser humano, mesmo sendo tão cruel, sujo e indigno de receber amor, conseguir e buscar acessar um “lugar” tão puro. A capacidade de acessar os sentimentos mais nobres que podemos sentir e trazer o sublime à tona.

Seja pelo olfato, visão ou por qualquer outro sentido, temos uma grande capacidade de acessar o melhor que existe em nós de uma forma bela. Podemos fazer com que outras pessoas também sintam a necessidade de usufruir sentimental e fisicamente dessa beleza. A beleza é algo abstrato, difícil de explicar, mas quando um ser humano decide acessá-la, nada o faz querer voltar ao vazio de não senti-la. Quando você vive a beleza da existência e do sublime que existe dentro de todos nós, você irá desejar que os outros sintam isso também. O amor, juntamente com a beleza, necessita de expressão.

Conclusão 

Todas as pessoas têm um cheiro singular, seja dos seus feromônios, do cheiro da sua alma e de todos os seus sentimentos. São conjuntos que formam o seu cheiro, ou seja, aquilo que você é. Qual o perfume que você exala para o mundo ou que deseja exalar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =

error: Este conteúdo está protegido!