O contraste da beleza

Você já parou para pensar no que significa e qual o contraste da beleza na vida de um ser humano? Há alguns anos, descobri o poder e a força que a beleza tem na vida do ser humano. Isso me inspirou a buscá-la dia após dia.

Significado

Beleza significa: qualidade, propriedade, caráter ou virtude do que é belo; manifestação característica do belo. Que desperta sentimento de êxtase, admiração ou prazer através dos sentidos. A beleza é algo que está em nós, mas precisamos querer e buscar acessá-la. A beleza é a verdade, a beleza é tudo o que precisamos conhecer para ter uma vida harmônica e com propósito. Após saber o significado, você pode estar se perguntando por que precisa buscar tanto a beleza. Hoje, irei falar sobre alguns pontos que me levaram a querer aprimorar meu gosto em prol do contraste da beleza e o que pode fazer você desejar isso também.

Arte e beleza

No século XX, Marcel Duchamp fez uma piada para mostrar que a beleza não importava mais na arte, levando um urinol intitulado como “fonte” para uma exposição de arte. Depois disso, o propósito da arte, que no princípio era a beleza, trouxe a estética do feio e mudou a história, nascendo assim a arte contemporânea. As pessoas começaram a questionar o propósito da arte e assim começaram a expor o que há de mais cruel e feio no ser humano. Não é como uma libertação fidedigna do que existe no seu ser, mas como uma exposição crua da sua miséria.

Porque a beleza é um contraste?

Hoje, mais do que em todos os séculos, vemos uma perda e uma negação diária de tudo que leva à beleza. Podemos ver isso na arte, música, moda e em todos os campos. Há uma perda da essência do ser humano, pois ser prático e utilitário é mais fácil. Hoje, todos os gostos são considerados bons e todas as opiniões, inquestionáveis, mas sendo assim, qual a necessidade de se educar?
Esse argumento diz que tudo é válido e bom, portanto não precisamos aprender a buscar algo melhor, buscar ser uma pessoa melhor, buscar a beleza. Quem escolhe ir ao oposto disso, buscando pelo belo e sublime, gera um contraste que é um sentimento insuportável para os outros. Essas pessoas não querem oposição, transformação ou algo que as faça questionar sobre si mesmas e todos os seus atos.

A EXIGÊNCIA DA BELEZA

A beleza é exigente, é para quem busca se conhecer e se educar, para se tornar um ser humano melhor e praticar sentimentos como humildade, gentileza e amor. Isso quer dizer que não devemos mostrar o que há de ruim no ser humano por meio da arte? Não. Porém, até para mostrar as nossas dores ou defeitos, devemos colocar a beleza em primeiro lugar e buscá-la incansavelmente e não rejeitá-la como se fosse algo que não seja necessário.

Para encerrar, eu vou deixar uma citação do filósofo Roger Scruton sobre a beleza e a importância de buscá-la. Espero que reflita e busque enxergar a beleza que há em si e na vida.

Alguém que, neste momento, se preocupe com o futuro da humanidade, deve tentar perceber como pode ser reavivada a educação estética, cujo objetivo é o amor pela beleza. Numa era em que a fé está em declínio, a arte dá testemunho permanente da fome espiritual e da nostalgia mortal da nossa espécie. Desse modo, a educação estética é mais importante hoje do que em qualquer outro período da história.

— Roger Scruton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 2 =

error: Este conteúdo está protegido!