5 sentidos

Após ter assistido ao filme “Perfume”, eu fiquei reflexiva sobre o poder que todos os seres humanos têm em expressar a beleza pelos 5 sentidos, que são: a visão, audição, olfato, paladar e tato. Algo me cativou, me fez pensar como poderia fazer isso.

Visão

A visão é o que gera interpretação e reflexão, é o que faz você compreender o que está acontecendo, e também admirar a beleza nas expressões das pessoas, é literalmente o nosso guia. A visão alimenta o nosso cérebro de informações, assim nos ensina o que estamos buscando enxergar constantemente. Portanto, acredito que o visual, por ser tão cativante, devemos buscar explorá-lo, e não só enxergar o cotidiano, mas buscar o admirável; o belo. Buscar algo que alimente verdadeiramente a nossa alma e o nosso cérebro de informações. Imagens que tragam a paz e o alimento que a nossa alma necessita. Se seus olhos fossem câmeras fotográficas, que imagens você estaria registrando? E apagando?

Audição

Ah! Como é lindo falar de um sentido que leva totalmente ao mais profundo da nossa alma, que leva ao sublime de uma forma tão sensível e pura. A audição é um dos sentidos que sinto maior facilidade de alcançar o belo, seja pelas músicas, ou pelas palavras ditas com sabedoria e beleza. As pessoas têm um grande poder de tocar outras profundamente pela audição, sendo assim, arrisco dizer que é o sentido que tem a maior conexão com os nossos sentimentos. Portanto, precisamos ter responsabilidade com o que estamos buscando ouvir e fazendo outras pessoas ouvirem. Se buscarmos escutar algo que coloque a nossa incredulidade e futilidade a tona, a degeneração é certa.

Olfato

O olfato talvez seja o que gera mais incômodo ou deslumbramento nas pessoas. Ao sentir um cheiro muito ruim, é como se quiséssemos fugir daquilo. Todo o nosso corpo começa a rejeitar aquele odor, que vem com sensações e sentimentos ruins. Agora, ao estar em um campo de rosas e sentir o seu belo odor, você só deseja que aquilo penetre na sua alma. O odor tem a capacidade de acalmar ou perturbar as nossas emoções. Há um odor que é só seu: dos seus feromônios, ou o que o seu ser transmite. Sendo assim, o cuidado com o seu interior é extremamente importante para alcançar a beleza exterior.

Paladar

O paladar é como se fosse a personificação dos sentimentos, conseguimos sentir o sabor do amor e a beleza através de uma comida feita com dedicação e através da água sentimos regenerados. É o que traz saciação, mas que se não formos cautelosos, podemos entrar na gula, e isso leva a pessoa a tratar o alimento e a bebida com futilidade, é a exacerbação da sua instabilidade emocional.

Tato

Tocar alguém ou abraçar com certeza é algo que alimenta nossa alma, traz confiança. O tato é o sentido que nos mantém sempre alerta, até quando estamos dormindo. Acho incrível a forma como podemos sentir e interpretar livros pelo alfabeto em braille e como podemos identificar objetos e o ambiente ao nosso redor somente pelo tato. Portanto, que por esse sentido tão extraordinário possamos buscar criatividade e tocar as pessoas com amor e gentileza!                 

        CONCLUSÃO         

Afinal, todos os sentidos não estão aqui por acaso; todos eles nos ensinam sobre o mundo interior e exterior, nos fazem ser melhores ou piores, a expressar quem somos com beleza. Isso só depende de como você deseja e busca usá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =

error: Este conteúdo está protegido!